Historia do GTA
















    Antes mesmo da idéia de formamos um Grupo Tradicionalista, já nos encontrávamos para vivenciar tradição em rodas de chimarrão, rodeios, fandangos e nos entreverávamos em jantares onde não faltava tertúlias com gaita, violão e bumboleguero. Para que a idéia de fazer um tradicionalismo organizado tomasse forma e sentido, bastou que junto com o gosto pela cultura gaúcha uníssemos nossa forte amizade formando um elo, que originou oGrupo Tradicionalista Os Aporreados (GTA)”.

    
Sendo assim, na tarde de 27 de fevereiro de 1994, reuniram-se seis jovens decididos a formar um grupo que tivesse por objetivo cultivar a tradição integrando a juventude nesse movimento. Fundamos o grupo, aprovamos os estatutos e nos estruturamos buscando cumprir nossa missão. Participamos de diversos eventos, trocando idéias e conhecimentos com outros centros de tradições e pessoas conhecedoras do assunto, descobrindo a importância do nosso gesto, pois agora unidos e organizados somos mais fortes e a nossa voz é cada vez mais ouvida.

    Aos poucos mais aporreados foram amadrinhados nesta tropilha e hoje buscamos cada vez mais cultivar as tradições gaúchas e promover a integração de culturas. Mas nosso grupo não se resume apenas aos associados, pois contamos com a colaboração e o apoio de muitos amigos que acreditem em nossos propósitos e estão sempre dispostos a auxiliar em tudo aquilo que realizamos.

   Das tertúlias com gaita e violão, que ainda praticamos até o Grupo Tradicionalista Os Aporreados, amadurecemos muito como gaúchos e tradicionalistas, mas ainda não estamos satisfeitos, pois sabemos que muito mais pode ser feito e será feito pelos jovens em favor da tradição.


Nosso Lema

AS TRADIÇÕES DO RIO GRANDE JAMAIS SERÃO DOMADAS”.
    A simbologia de um cavalo aporreado, que não aceita ser domado, esta representado no nosso lema. Que as nossas tradições se mantenham autenticas e não aceitem as imposições de outras culturas, é o que buscamos como nosso ideal.


Brasão e Bandeira
  • Na nossa bandeira esta representada a liberdade, através do cavalo aporrreado;
  • O gosto pela música autentica gaúcha, representada pelos instrumentos, sendo as tertúlias a origem do nosso grupo;
  • O sol, que ao nascer a cada dia renova a nossa vontade de transmitir estas tradições aos nossos filhos;
  • A cor branca da bandeira, representado a paz, hospitalidade e a amizade cultivada onde quer que andamos e  o mapa do Rio Grande com suas cores representando nosso amor a este Estado.


Os seis tradicionalistas fundadores do Grupo Tradicionalista Os Aporreados

Na foto da esquerda para direita: Mauro Benetti, Marcelo Camozzato, Rodrigo Getelina,
Jaime Kartabil, Gelson Loregian e Cleomar Pereira















"As tradições do Rio Grande Jamais Serão Domadas"